|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
É com imenso pesar que o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) informa o falecimento da arquiteta e urbanista Maríndia Izabel Girardello. Ela foi a funcionária de matrícula nº 02 do CAU/RS, atuando ativamente para a estruturação e desenvolvimento do Conselho dos profissionais de Arquitetura e Urbanismo de todo o Rio Grande do Sul. O velório será realizado nesta quinta-feira (29), na capela K do Cemitério Jardim da Paz, em Porto Alegre, a partir das 11h, com enterro às 17h.
“A Maríndia foi companheira de longa data. Sua atuação nos primeiros anos do CAU foi fundamental para ajudar na estruturação do conselho, com sua experiência, atitude colaborativa e amabilidade. É uma perda importante para a categoria e para os muitos amigos que ela cativou em sua trajetória”, declarou o presidente do CAU/RS, Tiago Holzmann da Silva.
Atuação profissional
Maríndia nasceu em 1952, em Getúlio Vargas, passou sua infância em Erechim e mudou-se para Porto Alegre aos oito anos. Cursou Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Após a formatura, regressou a Erechim, onde se estabeleceu por 27 anos, de 1976 a 2003. Na cidade, foi trabalhar com o pai, Firmino Girardello, primeiro engenheiro civil da cidade, que, na época, tinha uma construtora. Foi nesse momento que ela percebeu que a arquitetura local era diferente. Sua curiosidade deu origem a uma extensa pesquisa e, por último, ao livro “A Construção de Erechim”.
Enquanto Gerente Técnica do CAU/RS, Maríndia esteve à frente de importantes projetos, como o Memorial do Conselho. O CAU/RS é o primeiro do Brasil a constituir um Centro de Memória. Os documentos foram entregues pelo CREA em 2015. A exposição “MEMÓRIA – Arquiteto, registro e obra” conta com documentos históricos dos primeiros arquitetos construtores do Rio Grande do Sul e é um dos importantes e históricos resultados do seu trabalho. No vídeo a seguir, Maríndia falou um pouco obre essa experiência:






