|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Leia a íntegra da nota assinada pelo presidente do Conselho, Tiago Holzmann da Silva.
Um incêndio de grandes proporções ocorreu na noite do dia 14 de julho no prédio-sede da Secretaria da Segurança Pública (SSP), em Porto Alegre. Em nota, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) se coloca à disposição para auxiliar nas investigações necessárias e alerta a sociedade, gestores e legisladores sobre a necessidade de investimentos permanentes na qualificação das edificações, através da correta contratação de profissionais habilitados para projeto, execução e manutenção preventiva e corretiva das edificações. Leia abaixo a íntegra da nota, assinada pelo presidente do Conselho, Tiago Holzmann da Silva.
Manifestação do CAU/RS sobre incêndio ocorrido no prédio-sede da SSP
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) lamenta profundamente o incêndio ocorrido na noite desta quarta-feira, 14 de julho, no prédio-sede da Secretaria da Segurança Pública (SSP).
O CAU/RS, como órgão de fiscalização profissional, já disponibilizou para os órgãos competentes os registros técnicos profissionais referentes ao Plano de Prevenção e Combate à Incêndio (PPCI) da edificação. Permanecemos atentos e à disposição para auxiliar nas investigações necessárias, reforçando nosso compromisso com a defesa da sociedade, através do exercício profissional de arquitetos e urbanistas.
Salientamos que, frente a tragédias anteriores, o Conselho vem alertando a sociedade, gestores e legisladores sobre a necessidade de investimentos permanentes na qualificação das edificações, através da correta contratação de profissionais habilitados para projeto, execução e manutenção preventiva e corretiva das edificações. O CAU/RS tem manifestado permanente preocupação com as iniciativas recentes de alteração da legislação da Lei de Incêndio, que poderá agravar ainda mais esse quadro de insegurança das edificações públicas e privadas.
Por fim, registramos nossa solidariedade à administração pública estadual e nosso mais profundo pesar e total solidariedade com as famílias e colegas dos dois bombeiros ainda desaparecidos, juntando-nos a este sentimento que certamente pertence a toda a população gaúcha.
Porto Alegre, 15 de julho de 2021.
Tiago Holzmann da Silva
Presidente do CAU/RS
