Eventos

Lançamento do livro sobre o projeto do Multipalco Eva Sopher atrai grande público no centro de Porto Alegre

O livro celebra as décadas de trabalho, do projeto às obras do Multipalco Eva Sopher, e reforça a importância dos concursos públicos na valorização dos projetos arquitetônicos.
Getting your Trinity Audio player ready...
livro

Com grande participação do público, foi lançado na noite desta quarta-feira (23) o livro “Multipalco Eva Sopher – ARQUITETURA”, que documenta os mais de 20 anos de desenvolvimento do projeto arquitetônico de um dos mais importantes complexos culturais do Brasil. O evento ocorreu no foyer do recém-inaugurado Multipalco Eva Sopher, símbolo de revitalização urbana e excelência projetual no centro da capital gaúcha.

Organizada pelos arquitetos Julio Ramos Collares e Dalton Bernardes, a publicação foi patrocinada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), que acredita na importância da documentação histórica do projeto, e valoriza projetos arquitetônicos frutos de concurso público.

Ao lado da presidente do CAU/RS, Andréa Hamilton Ilha, do presidente da Fundação Theatro São Pedro, Antonio Hohlfeld, do Presidente da Associação Amigos do Theatro São Pedro, José Roberto Goldim, os autores compartilharam com o público os bastidores da produção do livro e relembraram a trajetória do projeto, desde o concurso público que o originou até os desafios enfrentados ao longo dos anos.

O evento celebrou não apenas o lançamento do livro, mas também a consolidação do Multipalco como espaço de cultura, memória e identidade urbana. Para o público, foi uma oportunidade única de mergulhar na história por trás de um dos projetos mais emblemáticos da arquitetura gaúcha. Os presentes também ganharam um dos 300 exemplares do livro que foram distribuídos, conheceram os autores – e ainda puderam ter seu livro autografado por eles!

Confira alguns registros do evento:

Fotos: Isadora Quintana / Theatro São Pedro

Sobre o Multipalco Eva Sopher

O projeto do complexo do Multipalco começou ainda na década de 1990. Os arquitetos Julio Ramos Collares, Dalton Bernardes e Marco Peres foram os vencedores do Concurso para o anexo do Complexo Cultural do Theatro São Pedro – Multipalco, promovido pelo Governo do Estado junto ao Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB). O CAU/RS é um grande apoiador dos concursos públicos de projeto, internacionalmente reconhecidos como a melhor forma de contratação, pois eles selecionam a proposta técnica mais adequada para a obra que se pretende construir. E não foi diferente com o projeto do Complexo do Multipalco Eva Sopher.

Desde 1998, ano do concurso, o projeto passou por muitas etapas. Em 2003, iniciou-se a obra do complexo, que tem mais de 25 mil m² na área central da capital gaúcha, sendo 18 mil m² de área construída. Entre 2008 e 2009, a área externa ficou pronta. Ela inclui uma praça, um restaurante e a concha acústica – que homenageia o antigo Araújo Viana, localizado ao lado do Theatro São Pedro, onde hoje fica a Assembleia Legislativa do RS. Em 2014, foi inaugurada a Sala da Música, em 2023 o Teatro Oficina Olga Reverbel, e em 2025, o Teatro Simões Lopes Neto.

A estrutura total do complexo está distribuída em cinco andares subterrâneos, que abrigam a Sala da Música, Sala da Dança, Sala do Circo, Teatro Oficina Olga Reverbel, Teatro Simões Lopes Neto, além do Centro de Formação Cultural e de salas para oficinas e workshops. Ainda em 2025, está prevista a abertura do Teatro Italiano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Debates e celebração movimentam o último dia da 2ª Trienal de Arquitetura e Urbanismo do RS

Programação intensa marca o segundo dia da 2ª Trienal de Arquitetura e Urbanismo do RS

Primeiro dia da 2ª Trienal de Arquitetura e Urbanismo do RS reúne grande público na CCMQ

Pular para o conteúdo