Institucional

Plano Diretor: TRF4 libera audiência, mas ação do CAU/RS segue para garantir legalidade e participação

Conselho busca assegurar que o processo do Plano Diretor cumpra o Estatuto da Cidade.
Getting your Trinity Audio player ready...

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RS (CAU/RS), autarquia federal responsável por fiscalizar o exercício profissional e o cumprimento da legislação urbanística, ajuizou ação na Justiça Federal para questionar aspectos do processo de revisão do Plano Diretor de Porto Alegre.

A iniciativa se baseia em obrigações previstas no Estatuto da Cidade e decorre de diversas manifestações anteriores do Conselho, que incluem reuniões com a Prefeitura, emissão de Nota Técnica e alertas sobre possíveis irregularidades. Essas preocupações também foram respaldadas por decisões judiciais, por inúmeras entidades da sociedade civil e por especialistas.

Entre os fatos que reforçam a legitimidade da ação estão a anulação, por decisão judicial, da composição do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA) — que mesmo assim seguiu deliberando sobre o Plano — e um estudo técnico do Ministério Público Estadual que apontou problemas na minuta do projeto, alguns já identificados pelo CAU/RS.

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) reverteu, em decisão de plantão, a liminar que havia suspendido a audiência pública do Plano Diretor, permitindo que ela seja realizada neste sábado. A Ação Civil Pública, no entanto, segue tramitando, com outras determinações ainda em vigor e julgamento de mérito pendente. 

A ação busca garantir que as correções necessárias sejam realizadas para que o processo cumpra plenamente o Estatuto da Cidade, assegurando segurança jurídica e a efetiva participação de todos os segmentos da sociedade porto-alegrense.

 

CLIQUE E LEIA A SENTENÇA ORIGINAL 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Debates e celebração movimentam o último dia da 2ª Trienal de Arquitetura e Urbanismo do RS

Programação intensa marca o segundo dia da 2ª Trienal de Arquitetura e Urbanismo do RS

Primeiro dia da 2ª Trienal de Arquitetura e Urbanismo do RS reúne grande público na CCMQ

Pular para o conteúdo