Editais

História em Quadrinhos patrocinada pelo CAU/RS valoriza o Patrimônio Cultural

A publicação, lançada a partir do Edital de Educação Patrimonial do CAU/RS, usa a narrativa em quadrinhos para sensibilizar sobre a importância do patrimônio cultural em Porto Alegre.
Getting your Trinity Audio player ready...

Criada pelo arquiteto e artista visual Alexandre de Nadal, Memórias de Pedra é uma História em Quadrinhos que utiliza linguagem lúdica para abordar a educação patrimonial de forma leve e envolvente.

O projeto foi viabilizado por meio do Edital de Educação Patrimonial 2024 do CAU/RS, e reforça o papel da Arquitetura e do Urbanismo na construção de vínculos entre as pessoas e os espaços. Para o CAU/RS, são esses materiais que garantem que as futuras gerações tenham condições de compreender, valorizar e preservar o patrimônio cultural como um bem coletivo, que conta as histórias da nossa sociedade por meio de sua arquitetura e dos espaços que habitamos.

O roteiro da HQ foi criado com o Instituto de  Arquitetos do Brasil – Rio Grande do Sul (IAB RS), e teve produção de João Wallig, também do IAB RS, que abraçou a ideia de falar sobre educação patrimonial em forma de quadrinhos. “Pensamos juntos: como fazer um quadrinho sobre educação patrimonial? Em primeiro lugar, a gente tem que fazer o leitor se importar com os personagens. Então trabalhamos para contar uma história que destacasse memória afetiva. Isso é pontuado em quase toda a história, para nas últimas três páginas falarmos mais sobre o assunto técnico em si”, explica Alexandre de Nadal.

Memórias de Pedra: O Patrimônio Cultural como Identidade Coletiva

A obra acompanha Ana, uma jovem que, ao tentar salvar uma antiga casa do bairro, descobre a importância da memória coletiva e da preservação do patrimônio. Com apoio da comunidade e orientação técnica, a história revela como espaços urbanos carregam significados históricos, sociais e afetivos.

Voltada especialmente ao público jovem, a publicação busca aproximar o conhecimento técnico do cotidiano, incentivando a reflexão sobre identidade, participação comunitária e valorização do patrimônio edificado.

Oficina de Quadrinhos

Alexandre de Nadal, autor da obra, também ministrou uma oficina de quadrinhos no dia 24 de maio, na sede do IAB RS, no Centro Histórico de Porto Alegre. O arquiteto e ilustrador ensinou o público participante algumas técnicas para a criação de suas próprias histórias. 

Educação Patrimonial e o CAU/RS

O CAU/RS tem como compromisso institucional a valorização e preservação do patrimônio cultural, entendendo a educação patrimonial como uma ferramenta fundamental para esse propósito. Por meio de editais públicos, o Conselho financia publicações, eventos, materiais educativos e ações que promovem a conscientização sobre a importância do patrimônio edificado e da memória coletiva.

O CAU/RS acredita que fortalecer o senso de pertencimento da sociedade e estimular a responsabilidade coletiva são caminhos essenciais para a preservação, além de valorizar a atuação dos arquitetos e urbanistas nesse processo. No contexto do Rio Grande do Sul, essa atuação é ainda mais relevante diante da diversidade e riqueza arquitetônica do estado, sendo parte da missão do Conselho garantir que o patrimônio cultural siga como elemento vivo da identidade local e da construção de cidades mais sustentáveis.

Clique no banner abaixo e confira o Edital de Educação Patrimonial de 2025!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Debates e celebração movimentam o último dia da 2ª Trienal de Arquitetura e Urbanismo do RS

Programação intensa marca o segundo dia da 2ª Trienal de Arquitetura e Urbanismo do RS

Primeiro dia da 2ª Trienal de Arquitetura e Urbanismo do RS reúne grande público na CCMQ

Pular para o conteúdo