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Criação e propostas para o Ensino
Como preparar um estudante de Arquitetura e Urbanismo para o mundo, considerando os diversos conflitos atuais, como os sociais, climáticos e políticos? Essa é a pergunta que orienta o trabalho do Grupo Executivo de Qualidade do Ensino (GEQE), criado pelo CAU/RS com o objetivo de pensar e entender de que forma o Conselho pode contribuir para a garantia de uma formação qualificada. Com base em pesquisas e na análise dos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo, o GEQE busca caminhos para fortalecer o ensino diante dos desafios contemporâneos.
Criado pelo CAU/RS em março de 2022, o GEQE já promoveu diversos encontros sobre o tema, reunindo pesquisadores, docentes, profissionais da área da pedagogia universitária e especialistas na elaboração de pareceres sobre o marco teórico da qualidade do ensino.
A iniciativa visa ampliar o diálogo com os cursos do estado a partir da compreensão da realidade social, econômica e ambiental.
No entanto, o maior desafio é combater a mercantilização do ensino e a desvalorização profissional, e incentivar comportamentos éticos e o reconhecimento profissional dos arquitetos.
É importante ressaltar que o resultado deste trabalho não deve ser tratado como ranqueamento ou classificação dos cursos de graduação. Neste momento, o projeto deseja apenas mostrar um panorama do ensino de Arquitetura e Urbanismo.
Paulo Bregatto, coordenador da Comissão de Ensino e Formação do CAU/RS.
Princípios e objetivos do GEQE
Em defesa da sociedade, o CAU/RS tem assumido protagonismo na proteção da qualidade do ensino e formação no Rio Grande do Sul. Esse trabalho é guiado por quatro objetivos principais:
- Compreender o cenário atual do ensino de Arquitetura e Urbanismo no Rio Grande do Sul, sua complexidade e seus novos desafios, considerando as novas demandas do mercado;
- Definir conceitualmente o que é “qualidade” do ensino e formação de Arquitetura e Urbanismo, sob a ótica do CAU/RS, compreendendo que muitos dos problemas que exigem rigorosa ação fiscalizadora do Conselho podem estar localizados na falta de qualidade da formação;
- Construir, com a participação das entidades, IES, professores e estudantes, um conjunto de indicadores de desempenho dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, oferecendo um diagnóstico da qualidade da formação no Rio Grande do Sul;
- Oferecer um suporte técnico e conceitual para os gestores e professores para defesa de construção de cursos com qualidade.
Etapas do Plano de Trabalho
O projeto encontra-se na 12ª fase, que diz respeito à Redação do Marco Teórico a partir dos pareceres elaborados sobre a qualidade do ensino e do material extraído da pesquisa com os docentes.
Ao todo, são quatro etapas divididas em 20 fases. Acompanhe a lista abaixo em ordem de execução:
- Análise dos documentos basilares sobre ensino e formação;
- Análise da “Carta para a Educação dos Arquitetos” da UNESCO/UIA;
- Conversa com avaliadores do MEC/INEP;
- Análise do instrumento de avaliação de cursos de graduação do MEC;
- Análise do documento “perfis e padrões de qualidade” da comissão de especialistas de ensino de arquitetura e urbanismo do MEC;
- Conversa com integrantes da equipe do projeto “indicadores de qualidade para a educação superior brasileira”
- Análise sobre o “projeto piloto de acreditação de cursos” do CAU/BR;
- Realização de pesquisa, e análise dos dados, junto aos docentes dos cursos de arquitetura e urbanismo do RS, para identificar aqueles indicadores recorrentes, capazes de representar uma formação consistente, responsável e transformadora;
- Contratação de pareceristas para tratar do tema da qualidade do ensino;
- Análise dos artigos, confeccionados especialmente para o CAU/RS, por pareceristas contratados para esta finalidade;
- Quadro comparativo dos pareceres com o texto da Diretrizes Curriculares Nacionais;
- Redação do marco teórico a partir destes pareceres e do material extraído da pesquisa com os docentes (etapa atual/março de 2025);
- Organização de seminários consultivos reunindo representantes das IES, coordenadores de cursos, professores e estudantes;
- Confecção do projeto piloto para análise dos cursos;
- Definição de critério por espontaneidade para escolha das IES parceiras para aplicação do projeto piloto;
- Definição dos critérios para constituição da comissão de análise dos resultados da aplicação do projeto piloto;
- Revisão do projeto piloto;
- Sistematização do instrumento construído coletivamente;
- Definição de critérios para aplicação do instrumento de análise;
- Divulgação dos resultados para a sociedade.
Sobre o Grupo
O Grupo Executivo da Qualidade do Ensino, que busca garantir a qualidade no Ensino e na Formação dos profissionais no estado, é composto por alguns integrantes fixos:
- Paulo Ricardo Bregatto: Coordenador da Comissão de Ensino e Formação (CEF-CAU/RS)
- Rodrigo Spinelli: Ex-coordenador da CEF/CAU/RS na gestão 2021/2023
- Daniel Pitta Fischmann: Chefe do departamento de Arquitetura da UFRGS
- Márcia Martins: Gerente de Atendimento e Fiscalização do CAU/RS