Fiscalização

Fiscalização do CAU/RS fecha 2024 com indicadores em alta

Ações de fiscalização seguem garantindo a segurança da sociedade e valorizando a profissão no RS
Getting your Trinity Audio player ready...

O final de ano foi movimentado no CAU/RS! Encerramos o ciclo 2024 de Rumos da Arquitetura e Urbanismo em Passo Fundo, Celebramos o Dia do Arquiteto com entrega de prêmios, confraternização,  Caminhada da Perda, e ainda apresentamos o Nenhuma Casa Sem Banheiro para o Governo Federal. Mas a fiscalização não parou! A equipe realizou ações em diversas cidades, obras, feiras, editais e redes sociais, além de apurar as denúncias recebidas.

 

fiscalização

 

Em Novembro de 2024 foram registradas 459 ações de fiscalização, representando um aumento de 106% em relação ao mesmo período de 2023. O índice que mais puxou o aumento foi o número de obras fiscalizadas, que subiu em 45%, comparado ao ano anterior. Se mantiveram estáveis a fiscalização de redes sociais e empresas. Enquanto isso, outras sofreram redução, como no setor de feiras e editais, resultado característico sazonal da proximidade com o fim do ano e o período de recessos.

 

 

O mês de dezembro também apresentou crescimento, se comparado a dezembro de 2023. As 335 ações de fiscalização (Dez/2024), representaram um aumento de 79%, similar ao aumento no número de obras fiscalizadas, que foi de 77%. O número que cresceu exponencialmente no mês de dezembro foi o de fiscalização de empresas, que aumentou 300% em relação ao mesmo período de 2023

 

 

Em comparação com 2023, os números de 2024 demonstram resultado extremamente positivo, tornando este ano um exemplo a ser seguido. No gráfico acima, podemos ver com clareza a queda das ações nos meses de enchente no Rio Grande do Sul e também o crescimento das ações depois do treinamento da equipe de fiscalização no mês de julho.

 

ENTENDA COMO A FISCALIZAÇÃO PROTEGE O PROFISSIONAL E A SOCIEDADE

  • Oferece o selo da fiscalização, que é garantia de que a sua obra está regularizada;
  • Assegura o exercício profissional e a contratação de arquitetos/as e urbanistas para o desenvolvimento de projetos e execução de obras;
  • Evita que pessoas não habilitadas atuam ilegalmente na profissão;
  • Traz mais segurança para a sociedade ao garantir a presença de profissionais habilitados nas obras.

 

O que é considerado irregular?

 

O CAU/RS divulga mensalmente os dados das ações de fiscalização de editais, redes sociais, obras, empresas, feiras e eventos vistoriados pelos fiscais do CAU Mais Perto. Em consonância com a atual Resolução nº 198/2020 da fiscalização, o trabalho busca zelar e disciplinar a profissão do arquiteto e urbanista, por meio do atendimento presencial e remoto, com ações educativas, preventivas, corretivas e esclarecedoras.

Dúvidas? Entre em contato!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Debates e celebração movimentam o último dia da 2ª Trienal de Arquitetura e Urbanismo do RS

Programação intensa marca o segundo dia da 2ª Trienal de Arquitetura e Urbanismo do RS

Primeiro dia da 2ª Trienal de Arquitetura e Urbanismo do RS reúne grande público na CCMQ

Pular para o conteúdo