|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Na Serra gaúcha, o projeto especial do CAU/RS está organizado em duas grandes etapas.
Em Caxias do Sul, fevereiro foi o mês dar o start no projeto especial Nenhuma Casa sem Banheiro. O cronograma elaborado pela equipe de profissionais de Arquitetura e Urbanismo engloba duas grandes etapas: Projeto e Execução.
Duas etapas: projeto e execução
A primeira contou quatro importantes encontros, sendo o mais recente em março. O primeiro passo foi apresentar o Nenhuma Casa sem Banheiro e parceiros do projeto especial à equipe de arquitetas e urbanistas, além de realizar um debate sobre a metodologia do trabalho.
Na sequência, foi a vez de as 30 famílias selecionadas conhecerem o time de arquitetos e urbanistas e o trabalho que será realizado por meio do projeto especial, junto às técnicas da Fundação de Assistência Técnica (FAS). Ao todo, o projeto chegará a 14 bairros de Caxias do Sul, a maioria situados na zona Oeste da cidade.
Com a aprovação e entrega dos projetos, começa a segunda grande etapa, que ocorrerá ao longo de todo o ano de 2021, que é a execução. Os recursos virão do Ministério Público, que liberará a verba em lotes. Os arquitetos e urbanistas acompanharão as obras, sempre em diálogo com as famílias e técnicas da FAS. Para melhor organizar a ordem de execução das obras, foram selecionadas como prioritárias famílias que fazem parte do grupo de risco da COVID-19; famílias com pessoas com mobilidade reduzida; banheiros mais precários ou residências sem banheiro; famílias mais numerosas e com mães solteiras.
“O NCSB é um projeto de grande importância, ainda mais no momento em que nos encontramos. É uma oportunidade de ampliar o debate com o município sobre políticas públicas voltadas à habitação, valorizando a classe nesse processo. Permite também, junto às demais áreas envolvidas, discutir outras formas de se fazer Arquitetura e Urbanismo, valorizando os conhecimentos locais e praticando uma escuta mais apurada das populações atendidas, além de escancarar a falta de atendimento a demandas tão urgentes à vida”, declara o coordenador local do projeto, Maurício Rossini dos Santos. Junto a ele, a equipe de profissionais do projeto especial em Caxias do Sul é representada pelos arquitetos e urbanistas Bruna Pezzi Fachinelli, Luísa Mossmann, Marta Detanico Vieira, Renata Diligenti, Roberta Rech e Vinícius Brandalise Paim.
Em Caxias do Sul, o NCSB acontece com o apoio do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS, via Núcleo Caxias do Sul), do Coletivo MEIO, do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da UCS (TaliesEM), da Prefeitura Municipal, por meio da Fundação de Assistência Técnica e da Secretaria de Habitação, além do Ministério Público.
Saiba mais
Um investimento de mais de R$ 500 mil pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) e que deve beneficiar cerca de 11 mil famílias gaúchas de baixa renda. O projeto especial “Nenhuma Casa sem Banheiro” foi lançado em junho e tem por objetivo viabilizar a promoção de melhorias sanitárias domiciliares por meio de projetos executados por arquitetos e urbanistas.
O projeto faz parte de um conjunto de iniciativas de combate à COVID-19 que foram aprovadas durante a 108ª Plenária do CAU/RS, realizada em formato online. A iniciativa também foi destaque em matéria da coluna “Pensar a Cidade”, do Jornal do Comércio, no portal G1 RS, no site da ONU-Habitat, entre outros veículos e entidades.



