Centro de Memória

Centro de Memória do CAU/RS realiza atividade sobre educação patrimonial para crianças

A convite da escola Hub de Porto Alegre, o CAU/RS desmistificou o que é patrimônio, memória e preservação em uma ação educativa e experimental.
Getting your Trinity Audio player ready...

No dia 20 de março, o Centro de Memória do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) recebeu o convite da professora Lidiane Martins da Escola Hub para participar da atividade “Conversa com Especialista”. Alunos de 8 à 11 anos de idade da turma “Agrupada 2” escolheram aprender sobre Patrimônio no mês de março e o CAU desenvolveu a atividade com muita honra e empolgação.

A museóloga Bárbara Hoch e a arquiteta e urbanista e conselheira Carline Carazzo ministraram uma atividade educativa de sensibilização e educação patrimonial produzida para a escola. As profissionais levaram para os pequenos temas como: patrimônio material, patrimônio imaterial, memória coletiva e preservação, além de destacar o papel dos profissionais de Arquitetura e Urbanismo na área.

A atividade com o público infantil foi um passo importante para o desenvolvimento do setor educativo do Centro de Memória, que anteriormente já desenvolvia Caminhadas do Patrimônio para um público de jovens e adultos. Para a instituição museológica, realizar atividades de educação patrimonial para crianças em idade escolar foi fundamental e é indispensável para o desenvolvimento de uma consciência cidadã ainda na infância.

Bárbara e Carline ainda esclareceram curiosidades como “Por que patrimônio é patrimônio?”; “Quem decide o que é patrimônio? A sociedade!” e “Quem trabalha com patrimônio”. Cópias de objetos do Centro de Memória, como as pranchas do Hotel Majestic (atual Casa de Cultura Mario Quintana) foram expostas na sala de aula para aproximar os alunos do universo da arquitetura e da temática.

Ao final, foram distribuídos gibis da Turma da Mônica, do projeto “CAU Educa”, iniciativa do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR) com parceria do Instituto Maurício de Sousa e da Unesco, para difundir o conteúdo relacionado à valorização do patrimônio cultural.

A partir da atividade, a turma Agrupada 2 então se dedicou a entender a importância do assunto e a professora Lidiane manifestou seu apreço perante à ação educativa. “Que tarde emocionante! Cheia de perguntas, risadas e pensamentos mirabolantes. Nossa gratidão imensa por estas duas profissionais que nos ajudaram a construir”, comentou a educadora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Arquitetos e urbanistas terão carteira de identidade profissional digital gratuita

CAU/RS e CAU/BR firmam parceria para reconstrução de áreas afetadas no Rio Grande do Sul

Mais benefícios: aprovado o desconto de parentalidade

Pular para o conteúdo