|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
O mês de setembro de 2025 foi marcado por avanços significativos nas ações de fiscalização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS). Em comparação com o mesmo período de 2024, houve aumento de 85% na quantidade de feiras e eventos fiscalizados, 80% mais editais analisados, 130% mais editais impugnados e 8% de crescimento no total de relatórios de fiscalização emitidos.
Os números refletem o fortalecimento da presença do Conselho em todo o território gaúcho, com a intensificação das visitas técnicas, análises de licitações e acompanhamento de obras e serviços relacionados à Arquitetura e Urbanismo.
Fiscalização de obras e eventos
Durante o mês, as equipes regionais do CAU/RS fiscalizaram 209 obras em 37 cidades, além de 11 feiras e eventos, que envolveram 35 estandes especiais. As ações contribuíram para garantir a conformidade técnica, a segurança das estruturas e a valorização do trabalho de arquitetos e urbanistas em instalações efêmeras.
Editais e licitações
Setembro também apresentou crescimento expressivo na análise de editais e licitações públicas, com 110 processos avaliados e índice de 91% de regularidade. Mesmo com o alto percentual de conformidade, 10 editais apresentaram inconsistências e 9 foram impugnados, reforçando o compromisso do CAU/RS com a legalidade e a correta contratação de serviços técnicos de Arquitetura e Urbanismo.
Outras ações de fiscalização
A atuação da fiscalização se manteve diversificada e constante:
-
42 perfis analisados em redes sociais, com foco na orientação e prevenção de irregularidades;
-
33 empresas fiscalizadas, em ações de rotina, denúncias e diligências;
-
37 denúncias recebidas e tratadas, das quais 21 foram arquivadas ou encaminhadas.
O desempenho de setembro demonstra o esforço contínuo do CAU/RS em assegurar o exercício legal e ético da profissão, promovendo a qualidade e a responsabilidade técnica na Arquitetura e Urbanismo em todo o estado.
Dúvidas? Entre em contato!
Telefone e WhatsApp: (51) 3094-9800
E-mail: fiscalizacao@caurs.braso.dev.br
