Eventos

Trienal será palco do lançamento de quatro livros da coleção CAU/RS

As obras são resultado do Edital de Publicação de Livros 2025 e serão distribuídas gratuitamente durante o evento.
Getting your Trinity Audio player ready...

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) lança quatro novas publicações durante a programação da 2ª Trienal de Arquitetura e Urbanismo do RS, na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre. As obras, que exploram desde trajetórias marcantes da arquitetura gaúcha até análises críticas sobre contextos urbanos, políticos e sociais, refletem a diversidade e a profundidade da produção intelectual do Estado.

As quatro obras foram selecionadas pela Comissão Editorial do CAU/RS por meio do Edital de Publicação de Livros 2025, reforçando o compromisso institucional com a difusão de conhecimento, o incentivo à pesquisa e a valorização da profissão.

Lançamento e sessões de autógrafos na Trienal

Os quatro títulos selecionados terão suas sessões de lançamento e autógrafo durante a programação da 2ª Trienal de Arquitetura e Urbanismo do RS, na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre. Será um momento especial de encontro entre autores, profissionais e o público, celebrando a produção intelectual e a reflexão sobre a Arquitetura e o Urbanismo gaúchos.

Os lançamentos integram o espírito da Trienal: promover reflexão, ampliar repertórios e fortalecer o debate sobre a Arquitetura e o Urbanismo. Uma oportunidade de aproximar ideias, reconhecer trajetórias e celebrar a criação e a pesquisa que ajudam a construir o pensamento crítico sobre nossas cidades e territórios.

26 de novembro


16h às 17h —
Sessão de Autógrafos
“Demetrio Ribeiro e o Realismo Socialista: Arquitetura e Política em Porto Alegre nos anos 1950”
Autor: Rodrigo Troyano Prates

16h às 17h — Sessão de Autógrafos
“Cesar Dorfman – 60 anos de Arquitetura”
Autores: Cesar Dorfman, Rodrigo Adonis Barbieri, Andreoni da Silva Prudencio e Carlos Fraga

27 de novembro


16h às 17h — Lançamento de Livro

“Sítios Saturados: intervenções em vazios urbanos”
Autora: Elisa Toschi Martins

16h às 17h — Lançamento e Sessão de Autógrafos
“Gastão Bahiana: arquitetura, ensino e profissão”
Autor: Ricardo de Souza Rocha

Todas as publicações terão distribuição gratuita durante o evento.

Conheça os Livros

livros

Demetrio Ribeiro e o Realismo Socialista: Arquitetura e Política em Porto Alegre nos anos 1950

Autor: Rodrigo Troyano Prates

“O realismo socialista foi um freio na vertente artística de sua geração”. Essa frase é do arquiteto Cláudio Araújo e para entender seu significado, no contexto de Porto Alegre dos anos 1950, precisamos investigar um personagem influente no campo da arquitetura local: Demetrio Ribeiro. Seus artigos “Sobre Arquitetura Brasileira” evidenciam sua atuação sob a influência ideológica e estético-cultural do Partido Comunista Soviético. As orientações direcionadas ao campo artístico e arquitetônico advindas de Moscou e disseminadas pelo mundo, receberam a alcunha de realismo socialista, que teve seu auge no Brasil no ano de 1950. O livro busca trazer luz a esses episódios arquitetônico-políticos do início dos anos 50 em Porto Alegre, com foco no arquiteto Demetrio Ribeiro. A investigação da obra de Ribeiro, revela complexidades do contexto teórico e prático dessa fase da arquitetura moderna em Porto Alegre. 

Disponível para download na Biblioteca Digital do CAU/RS.

Cesar Dorfman – 60 anos de Arquitetura

Autores: Cesar Dorfman, Rodrigo Adonis Barbieri, Andreoni da Silva Prudencio e Carlos Fraga

Por que editar um livro com obra de um arquiteto? Uma resposta possível: a importância desta obra. O exercício ininterrupto da profissão por 60 anos é um dado positivo, mas não suficiente. Sua atuação sempre primou pela ética, pela busca de uma arquitetura comprometida com a sobriedade, equilíbrio, atenção aos requisitos ambientais e desligada das pressões de mercado e da busca sem limites por lucro financeiro. Dividido em três partes — biografia, projetos construídos e concursos — inclui memórias que permitem acompanhar etapas, conclusões e caminhos das propostas. Também registra sua atuação como professor, sua participação em entidades de arquitetos e suas atividades artístico-culturais.
 
Disponível para download na Biblioteca Digital do CAU/RS.

SÍTIOS SATURADOS: intervenções em vazios urbanos

Autora: Elisa Toschi Martins
 
Sítio Saturados dedica-se à temática da intervenção através de projetos desenvolvidos a partir de preexistências e associados à apropriação de espaços abandonados: vazios urbanos. Aborda questões relacionadas à memória e à paisagem urbana reconhecendo a capacidade da arquitetura como ferramenta de requalificação e valorização de contextos preexistentes. Aos fragmentos teóricos acerca do tema, soma-se o desafio de estudar as dinâmicas urbanas contemporâneas, bem como os confrontos e sobreposições entre os conceitos de cidade moderna e tradicional. Assim, investiga-se a relação entre teoria e prática projetual, considerando uma produção arquitetônica recente e aproximações propostas a partir da sobreposição de camadas do construído.
  
Disponível para download na Biblioteca Digital do CAU/RS.

Gastão Bahiana: arquitetura, ensino e profissão

Autor: Ricardo de Souza Rocha

O livro trata da figura de Gastão Bahiana (1879-1959), engenheiro formado na França, que foi personagem de suma significação na modernização do ensino de arquitetura no Brasil, como professor da Escola Nacional de Belas Artes (RJ), onde formou, entre outros, Lúcio Costa e Oscar Niemeyer. Também atuou na defesa da profissão de arquiteto, tendo sido um dos fundadores e o primeiro presidente do Instituto Brasileiro de Arquitetos (atual Instituto de Arquitetos do Brasil). Contribuiu ainda para a arquitetura brasileira, como pioneiro no uso de estruturas metálicas e do estilo Art Nouveau. Com uma atuação ampla e complexa, foi ativo na imprensa especializada como redator-chefe da revista “Architectura Brasileira”. Arquiteto praticante, docente, defensor da profissão e crítico: uma vida dedicada à arquitetura que merece ser melhor (re)conhecida.

Disponível para download na Biblioteca Digital do CAU/RS.

As quatro obras somam-se ao acervo editorial do CAU/RS, reafirmando o papel do Conselho como promotor do conhecimento, da pesquisa e da valorização da Arquitetura e Urbanismo no Rio Grande do Sul.

4 respostas

    1. Prezada Michele, realizaremos inscrições na hora do evento! Sempre ficam algumas vagas em aberto para essas situações. Não deixe de comparecer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Debates e celebração movimentam o último dia da 2ª Trienal de Arquitetura e Urbanismo do RS

Programação intensa marca o segundo dia da 2ª Trienal de Arquitetura e Urbanismo do RS

Primeiro dia da 2ª Trienal de Arquitetura e Urbanismo do RS reúne grande público na CCMQ

Pular para o conteúdo