Nota de Pesar

CAU/RS lamenta a morte de Kongjian Yu, criador do conceito de “cidades-esponja”

O arquiteto participou recentemente da Conferência Internacional CAU, em Brasília.
Getting your Trinity Audio player ready...

arquiteto

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) manifesta profundo pesar pelo falecimento do arquiteto e urbanista chinês Kongjian Yu, referência mundial em arquitetura da paisagem e planejamento urbano ecológico. O arquiteto foi vítima de um acidente aéreo ocorrido em Aquidauana, no Pantanal Sul-mato-grossense, no final da tarde de ontem (23/9), quando participava de gravações sobre seu trabalho ao lado de cineastas brasileiros.

Kongjian Yu esteve recentemente no Brasil como palestrante da abertura da Conferência Internacional CAU 2025, realizada em Brasília de 4 a 6 de setembro. Diante de um público de cerca de quatro mil pessoas, apresentou seu conceito de “cidades-esponja”, aplicado em mais de mil projetos em 250 cidades, e defendeu soluções baseadas na natureza para enfrentar enchentes urbanas e os efeitos da crise climática.

Em sua apresentação, mencionou as enchentes no Rio Grande do Sul como exemplo da urgência de repensar as formas de ocupação urbana e de lidar com a água. Sua fala trouxe reflexões importantes para arquitetos e urbanistas brasileiros diante dos desafios cada vez mais frequentes das mudanças climáticas.

Reconhecido internacionalmente, Kongjian Yu fundou o escritório Turenscape, em Pequim, e recebeu prêmios como o IFLA Sir Geoffrey Jellicoe Award (2020), o Cooper Hewitt National Design Award (2023) e o RAIC International Prize (2025). Sua contribuição influenciou políticas públicas ambientais na China e em outros países.

O arquiteto estava acompanhado no voo por Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz, cineasta e documentarista brasileiro; Rubens Crispim Jr., documentarista e diretor de fotografia; e Marcelo Pereira de Barros, piloto e proprietário da aeronave. Todos também perderam a vida no acidente.

Ao lado de Laura Artigas, o cineasta Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz dirigiu o documentário Paisagem Concreta, sobre o arquiteto e urbanista Álvaro Siza, autor do projeto da Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre.

Nossos sentimentos aos familiares, amigos e colegas das vítimas neste momento de dor.

Confira a apresentação de Kongjian Yu na Conferência Internacional CAU

Com informações do CAU/BR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Debates e celebração movimentam o último dia da 2ª Trienal de Arquitetura e Urbanismo do RS

Programação intensa marca o segundo dia da 2ª Trienal de Arquitetura e Urbanismo do RS

Primeiro dia da 2ª Trienal de Arquitetura e Urbanismo do RS reúne grande público na CCMQ

Pular para o conteúdo