|
Getting your Trinity Audio player ready...
|

Em uma iniciativa voltada ao fortalecimento da Arquitetura Legal no Rio Grande do Sul, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RS (CAU/RS) e o Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia do RS (IBAPE/RS) celebraram, na tarde de quarta-feira (02/07), um Acordo de Cooperação Técnica.
O documento foi assinado pelo presidente em exercício do CAU/RS, arquiteto e urbanista Fausto Henrique Steffen, e pelo presidente do IBAPE/RS, engenheiro agrônomo Carlos Arantes. Também participaram Rafaela Ritter (diretora de Marketing do IBAPE/RS e coordenadora da Comissão de Exercício Profissional do CAU/RS), Renata Bandarra (diretora-secretária do IBAPE/RS) e Fausto Leiria (secretário de Relações Institucionais do CAU/RS).
O acordo estabelece um canal contínuo de troca de informações e desenvolvimento técnico em áreas essenciais à Arquitetura Legal, tais como avaliações, perícias e inspeções prediais. Entre as principais diretrizes pactuadas, destacam-se:
- Análise conjunta de demandas profissionais: identificação e estudos de casos que requeiram atuação integrada;
- Produção de materiais de orientação: elaboração de cartilhas e guias de boas práticas para padronizar procedimentos técnicos;
- Comunicação e visibilidade: uso dos canais institucionais e, quando pertinente, da imprensa, para divulgar as ações e resultados da parceria.
Para o presidente em exercício do CAU/RS, Fausto Henrique Steffen, esta cooperação representa um “avanço estratégico no diálogo com os profissionais da Arquitetura Legal, reforçando nosso compromisso com a qualidade técnica e a segurança das edificações”.
Rafaela Ritter complementa que “o acordo consolida uma demanda antiga, iniciada na gestão de Patrícia Bertotto no IBAPE, agora fortalecida sob a presidência de Carlos Arantes. Isso reforça a integração entre Arquitetura e Engenharia e valoriza a atuação de quem produz laudos, perícias e projetos de regularização fundiária”.
Com essa parceria, CAU/RS e IBAPE/RS reafirmam seu papel de referência na promoção de normas, procedimentos e capacitação profissional, impactando positivamente a sociedade por meio de serviços cada vez mais qualificados.