|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS), em ação conjunta com as entidades de arquitetura do Rio Grande do Sul – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-RS), Associação de Arquitetos de Interiores do Brasil/RS (AAI Brasil/RS), Instituto de Arquitetos do Brasil, (IAB RS) e Sindicato dos Arquitetos no Estado Rio Grande do Sul (SAERGS) -, enviou carta ao Comando dos Bombeiros do Rio Grande do Sul relatando sobre as dificuldades de arquitetos e urbanistas na aprovação de Projetos de Prevenção Contra Incêndio (PPCI) no Estado. “Entendemos que não apenas os profissionais são penalizados, mas a sociedade gaúcha como um todo, pelo número crescente de empreendimentos pendentes de licenciamento e sem sistemas de prevenção e combate à incêndio instalados”, reconhece Joaquim Haas, presidente do CAU/RS.
As entidades entendem que os problemas decorrem, em grande parte, pela crise financeira estadual. “Portanto, entendemos que não é simples mudar essa situação. Entretanto, há alternativas a serem levadas em consideração. Sugerimos, por exemplo, que seja ampliado e qualificado o quadro técnico, com profissionais com formação técnica em Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil, capazes de analisar os processos. Dada a urgência, profissionais poderiam ser realocados de outras secretarias ou contratados emergencialmente. É fundamental que se estabeleçam prazos para as etapas de análise e vistoria e, principalmente, que esses prazos sejam respeitados”, reitera o presidente. Leia a carta na íntegra.
O jornalista e colunista Fernando Albrecht, do Jornal do Comércio (Página 3 – Começo de Conversa), publicou sobre a ação com destaque. Veja mais.