Eventos

Caminhada do Patrimônio: Núcleo de Casas Enxaimel de Ivoti – O “Buraco do Diabo”

A atividade promovida pelo CAU/RS propõe imersão pela arquitetura enxaimel e pela história da colonização alemã no Rio Grande do Sul.
Getting your Trinity Audio player ready...

 

No dia 1º de novembro, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) promove em Ivoti, cidade localizada na encosta da serra gaúcha e a 55km de Porto Alegre  a Caminhada no Núcleo de Casas Enxaimel de Ivoti: O Buraco do Diabo, uma experiência de imersão crítica pela arquitetura, paisagem e história da colonização alemã na encosta da Serra Gaúcha.

Uma viagem pela história e pela paisagem

O trajeto percorre um dos conjuntos mais emblemáticos da imigração alemã no estado. O que hoje é Ivoti foi, no passado, parte de São Leopoldo e, mais tarde, distrito de Bom Jardim, consolidado em 1867. Ao longo da caminhada, o grupo será convidado a refletir sobre as transformações urbanas, arquitetônicas e sociais que moldaram a identidade local ao longo de mais de 150 anos.

Um percurso de descobertas e reflexões

Mais do que um passeio, a atividade propõe uma vivência sobre a preservação do patrimônio cultural, a valorização das técnicas construtivas tradicionais e os desafios contemporâneos de conservação. Durante o percurso, serão abordados temas como:

  • As antigas vendas e armazéns e sua importância econômica e social;

  • O sistema construtivo enxaimel e seus intercâmbios culturais;

  • Os impactos ambientais sobre o Arroio Feitoria e o entorno natural;

  • A relevância histórica e simbólica da Ponte do Imperador, marco da paisagem e da memória local.

O percurso encerra-se junto ao Arroio Feitoria, com uma travessia que permite apreciar a cabeceira da Ponte do Imperador e discutir a conciliação entre desenvolvimento urbano, preservação ambiental e proteção do patrimônio histórico.

A atividade é gratuita e contará com intérprete de Libras, mas as vagas são limitadas.

INSCREVA-SE!

Anota aí

Data: 01 de novembro de 2025
Horário: 9h30
Ponto de encontro: Núcleo de Casas Enxaimel / R. Tuiuti, 1400 – Feitoria Nova, Ivoti
 

Como chegar

Distância: 55 km de Porto Alegre
Tempo médio: cerca de 1 hora pela BR-116
Acesso: siga pela BR-116 (sentido Porto Alegre–Caxias do Sul). Em Ivoti, entre na Rua Tuiuti até o Núcleo de Casas Enxaimel, atravessando a Ponte do Imperador.

Atenção: a caminhada inicia pontualmente às 9h30. Planeje o deslocamento com antecedência.
Dica: venha em grupo! Além de dividir custos, a experiência torna-se ainda mais enriquecedora.
Estacionamento gratuito no Núcleo de Casas Enxaimel.

Recomendações

  • Usar roupas e calçados confortáveis, além de chapéu e protetor solar;

  • Levar ou aplicar repelente (por conta da proximidade com o arroio).

 

☔ Em caso de chuva, a atividade será transferida. O aviso será enviado por e-mail e divulgado nas redes sociais do CAU/RS.

 

Conheça os mediadores e guia


Cristiano Enrique de Brum – Guia

Doutor em História pela PUCRS e pesquisador em estágio pós-doutoral na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), atua no campo do patrimônio cultural em pesquisas sobre histórico de bens e tem experiência em inventários de patrimônio.

 

 

Carline Carazzo – Mediadora
Arquiteta e Urbanista especialista em Cidades – Gestão Estratégica do Território Urbano (Unisinos), mestre em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (UDESC) e doutoranda no PósARQ/UFSC. Atua em planejamento urbano, educação patrimonial, inventários participativos e metodologias colaborativas. Coordenadora da CED-CAU/RS, Coordenadora Adjunta da CPC-CAU/RS e Diretora do Centro de Memória do CAU/RS.

 

José Daniel Craidy Simões – Mediador
Arquiteto e Urbanista (Unisinos), é especialista em Perícias e Avaliações de Bens (PUCRS), mestre e doutor em Planejamento Urbano e Regional (UFRGS). Atua em avaliações de bens, laudos técnicos, projetos e execuções de arquitetura e restauração de bens do patrimônio cultural. Integra o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS). É conselheiro do CAU/RS (gestão 2024-2026), e coordenador da Comissão Especial de Patrimônio Cultural do CAU/RS (CPC) e da Comissão de Organização e Gestão (COA), como adjunto. Integra a Câmara de Patrimônio Cultural do CAU/BR.


Que tal aproveitar o dia em Ivoti?

Depois da caminhada, aproveite para conhecer mais da cidade e sua gastronomia:

NÚCLEO DE CASAS ENXAIMEL

  • Casa Adoma (Rua da Cascata, 135): Cervejaria artesanal com mais de 10 tipos de chopes; Carnes na parrilla, pulled pork, salsichas alemãs e hambúrgueres; Perfeito para um almoço ou lanche após a caminhada.
  • Armazém Colonial: Produtos coloniais, geleias, mel, pães caseiros e artesanato local. Funciona aos finais de semana com 14 feirantes da região.
  • Schallen Garten (Rua Tuiuti, 1401): Cervejaria localizada próxima ao Núcleo de Casas Enxaimel, no caminho de acesso. Excelente opção para almoço ou para um chopp após a caminhada.

CENTRO DE IVOTI (1 km do núcleo):

  • Restaurante e Churrascaria Wecker (Rua Gaelzer Neto, 424): Buffet de comida caseira e churrasco; Ótima opção para almoço em família.
  • Restaurante Ivoti (Av. Presidente Lucena, 1833): Buffet de comida caseira servido diariamente das 11h às 14h; Localizado no prédio histórico da Sociedade de Canto Harmonia.

ATRAÇÕES PRÓXIMAS

  • Cachaçaria Weber Haus: A cerca de 2 km do núcleo; Cachaças artesanais, licores e sucos. Ambiente temático imperdível para quem aprecia destilados.
  • Casa do Artesão: Localizada no Núcleo de Casas Enxaimel; Artesanato local e produtos típicos.

 

Participe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Debates e celebração movimentam o último dia da 2ª Trienal de Arquitetura e Urbanismo do RS

Programação intensa marca o segundo dia da 2ª Trienal de Arquitetura e Urbanismo do RS

Primeiro dia da 2ª Trienal de Arquitetura e Urbanismo do RS reúne grande público na CCMQ

Pular para o conteúdo