|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) e o Museu de História Júlio de Castilhos promovem a Caminhada do Patrimônio “Duque: ontem e hoje”, no dia 09 de agosto. A atividade propõe uma imersão crítica pelo Centro Histórico de Porto Alegre, refletindo sobre as transformações urbanas, arquitetônicas e simbólicas da cidade.
Trajeto da caminhada
Com um percurso de aproximadamente 2h30, a caminhada parte da Praça do Aeromóvel, com vista para o Cais do Porto e o Gasômetro, e segue pela Rua Duque de Caxias – via histórica repleta de significados e contrastes. Ao longo do trajeto, os participantes irão explorar marcos como o Palácio Piratini, a antiga e a nova Catedral Metropolitana, o Memorial da Assembleia Legislativa e o Museu Júlio de Castilhos, entre muitos outros.
Mais do que um passeio, a iniciativa também é um convite à reflexão sobre a memória urbana, os desafios da preservação do patrimônio cultural e os impactos da verticalização e da especulação imobiliária no coração da cidade. Um dos pontos de destaque será o debate sobre o projeto de um novo empreendimento ao lado do Museu Júlio de Castilhos, considerado uma ameaça ao entorno histórico e paisagístico da região.
A caminhada encerra-se no Viaduto Otávio Rocha, ícone das transformações urbanas modernizadoras do século XX, abrindo espaço para reflexões sobre mobilidade, centralidade, patrimônio e direito à cidade. A atividade contará com intérprete de Libras e é gratuita, mas com vagas limitadas!
Conheça os mediadores:

Arquiteta e Urbanista especialista em Cidades – Gestão Estratégica do Território Urbano (Unisinos), mestre em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (UDESC) e doutoranda no PósARQ/UFSC. Atua em planejamento urbano, educação patrimonial, inventários participativos e metodologias colaborativas. Coordenadora da CED-CAU/RS, Coordenadora Adjunta da CPC-CAU/RS e Diretora do Centro de Memória do CAU/RS.

Doutoranda em História, Teoria e Crítica da Arte (PPGAV/UFRGS), Diretora do Museu Julio de Castilhos, Mestra em Museologia e Patrimônio pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, Pós-graduada em Políticas Culturais Baseadas na Comunidade pela Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais/FLACSO-Argentina. Graduada em Museologia pela UFRGS, Residente IBERMUSEUS 2018 no Museu do Vinho de Alcobaça – Portugal. Possui graduação em Museologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). Leciona a Disciplina Gestão de Acervos Museológicos no Curso de Especialização Lato Sensu História e Gestão de Acervos (UPF). Membro da Comissão de Gestão de Acervos do Palácio Piratini (RS), voluntária IBRAM para Situação de Emergência em Museus, Colabora em Projetos atuando principalmente nos seguintes temas: organização de publicações sobre patrimônio histórico, memória e museologia, cultura imaterial, cultura popular e em projetos expográficos acessibilizados e planos museológicos.

Arquiteto com mais de 15 anos de experiência em projetos de patrimônio cultural e edificações. Sócio-diretor da Studio1arquitetura, um escritório de arquitetura e urbanismo que atua nas áreas de restauro, revitalização, reforma, ampliação e construção de edifícios culturais e sociais. Mestre em arquitetura pela UNIRITTER / MACKENZIE, com foco em projetos e edificações culturais. Além de liderar a equipe da Studio1arquitetura, atua como consultor técnico da Fundação O Pão dos Pobres e da Fundação Iberê, sendo responsável pela conservação e manutenção do edifício sede da Fundação Iberê Camargo, uma obra icônica do arquiteto português Álvaro Siza. Sua missão é contribuir para a valorização e preservação do patrimônio cultural e social, bem como para a democratização e acessibilidade da cultura e da educação. Sua visão é ser reconhecido pela qualidade, ética e inovação de seus projetos, além de sua participação ativa na comunidade acadêmica e profissional.

Arquiteto e Urbanista (UNISINOS), é especialista em Perícias e Avaliações de Bens (PUCRS), mestre e doutor em Planejamento Urbano e Regional (UFRGS). Sua dissertação de mestrado tem como título: O tempo do agora: As transformações da paisagem do percurso rua Duque De Caxias – rua Professor Annes Dias. Atua em avaliações de bens, laudos técnicos, projetos e execuções de arquitetura e restauração de bens do patrimônio cultural. Integra o Conselho Internacional de Monumentos e Sítios – ICOMOS Brasil (Núcleo RS) e o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS). É conselheiro do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul – CAU/RS (gestão 2024-2026), em que coordena a Comissão Especial de Patrimônio Cultural do CAU/RS (CPC) e a Comissão de Organização e Gestão (COA), como adjunto. Integra a Câmara de Patrimônio Cultural do CAU/BR.
Anota aí:
Caminhada do Patrimônio “Duque: ontem e hoje”
Data: 09 de agosto de 2025 (sábado)
Horário: 9h30
Duração: 2h30
Ponto de encontro: Praça do Aeromóvel – Av. Pres. João Goulart, Centro Histórico, Porto Alegre/RS
Encerramento: Viaduto Otávio Rocha – Centro Histórico
Inscrições: Sympla
Recomendações:
Use roupas leves e confortáveis, calçado adequado para caminhada, boné ou chapéu, protetor solar e leve uma garrafinha de água.
