|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) promove a Caminhada do Patrimônio “Cidade Histórica, Cidade Moderna – Conversas de Bastidores”, uma imersão crítica pelo Centro Histórico de Porto Alegre. A atividade faz parte da 2ª Trienal de Arquitetura e Urbanismo do RS e propõe refletir sobre as transformações urbanas, arquitetônicas e simbólicas da cidade – e também sobre episódios desconhecidos do público, transmitidos por gerações através de depoimentos orais – desde o núcleo histórico da Praça da Matriz até os ícones da arquitetura moderna que marcaram o desenvolvimento urbano da capital.
Sobre o Trajeto
Com um percurso de duas horas, a Caminhada do Patrimônio explora o coração político, cultural e arquitetônico de Porto Alegre. Partindo da Praça da Matriz — berço da cidade e sede dos três poderes do Estado, o trajeto passa por alguns dos principais marcos da capital, como a Catedral Metropolitana, o Theatro São Pedro, o Multipalco Eva Sopher (Julio Ramos Collares, Dalton Bernardes e Marco Peres), o Edifício Fayal (Emil Bered), o Arquivo Municipal, o Palácio da Justiça (Luís Fernando Corona e Carlos Maximiliano Fayet) e o Palácio Farroupilha (Gregório Zolko e Wolfgang Schoedon), resultado de um dos mais emblemáticos concursos de arquitetura do país.
O percurso segue pelo Viaduto Otávio Rocha, imponente estrutura de concreto armado inaugurada em 1932, que se tornou um marco das transformações urbanas e da modernização do Centro Histórico. Sob suas grandes arcadas, 36 estabelecimentos comerciais compõem um cenário que alia história e vitalidade.
No Largo dos Açorianos, os participantes conhecem o conjunto formado pelo Viaduto e pelo Largo dos Açorianos (Roberto Py Gomes, Enio Germano Würding e Enilda Ribeiro), a Ponte de Pedra, de 1848, e o Monumento aos Açorianos (Carlos Tenius), obras que celebram a origem e a identidade da cidade.
Na região da Praia de Belas, a caminhada aborda ícones da arquitetura e do urbanismo modernos, como o Centro Administrativo do Estado (Charles Renné Hugaud, Ivânio Fontoura, Leopoldo Costanzo, Luís Carlos Machi da Silva e Cairo Albuquerque da Silva), o Edifício FAM (Carlos Maximiliano Fayet, Cláudio Araújo e Moacyr Moojen Marques) e o Edifício da SMOV/SPM (Moacyr Moojen Marques, João José Vallandro e Léo Ferreira da Silva). Pioneiro no uso de elementos pré-moldados em concreto, o prédio é símbolo do planejamento urbano moderno e referência do brutalismo no Rio Grande do Sul.
Conheça o guia e o mediador da caminhada

Graduado em Arquitetura e Urbanismo (FAU/UniRitter, 1984). Mestre em Teoria, História e Crítica da Arquitetura (PROPAR/UFRGS, 1999, Orient. Dr. Elvan Silva). Doutor em Arquitetura Moderna Brasileira (PROPAR/UFRGS, Orient. Carlos E. D. Comas, Co-orient. Hélio Piñon, 2012), Prêmio CAPES de Tese, 2013. Atualmente é professor Associado da FA/UFRGS (desde 1989), pesquisador e integrante do corpo permanente do PROPAR e pesquisador PQ2/ CnPQ. Coordenador do DOCOMOMO – Núcleo RS para os Biênios 2008/2009, 2023/2025 e 2025/2027. Membro do Conselho Fiscal da ANPARQ, 2020/2022 e 2022/2024. É Co-líder do Grupo de Pesquisa CNPq (UFRGS/USP, UnB, Unicamp e Escola da Cidade) “O ENSINO E A PESQUISA DO PROJETO – A Produção da Arquitetura Moderna e Contemporânea” e integrante do grupo “Plano Coletivo” vencedor do concurso para o Pavilhão do Brasil na Bienal de Veneza (2024/2025). Foi sócio do MooMAA – Moojen & Marques Arquitetos Associados (1989/2019), autor de livros, artigos e projetos publicados no Brasil e exterior. Temas de interesse: Ensino do Projeto, Arquitetura Moderna, Arquitetura Contemporânea.

Arquiteta e urbanista especialista em Cidades – Gestão Estratégica do Território Urbano (Unisinos), mestre em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (UDESC) e doutoranda no PósARQ/UFSC. Atua em planejamento urbano, educação patrimonial, inventários participativos e metodologias colaborativas. Coordenadora da CED, Coordenadora Adjunta da CPC e Diretora do Centro de Memória do CAU/RS.

Arquiteto e Urbanista (UNISINOS), é especialista em Perícias e Avaliações de Bens (PUCRS), mestre e doutor em Planejamento Urbano e Regional (UFRGS). Sua dissertação de mestrado tem como título: O tempo do agora: As transformações da paisagem do percurso rua Duque De Caxias – rua Professor Annes Dias. Atua em avaliações de bens, laudos técnicos, projetos e execuções de arquitetura e restauração de bens do patrimônio cultural. Integra o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS). É conselheiro do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul – CAU/RS (gestão 2024-2026), em que coordena a Comissão Especial de Patrimônio Cultural do CAU/RS (CPC) e a Comissão de Organização e Gestão (COA), como adjunto. Integra a Câmara de Patrimônio Cultural do CAU/BR.
Anota Aí
Caminhada do Patrimônio “Cidade Histórica, Cidade Moderna – Conversas de Bastidores”
Data: 29 de novembro de 2025 (sábado)
Horário: 15h
Duração: 2h
Ponto de encontro: Praça da Matriz (Praça Marechal Deodoro) – Centro Histórico, Porto Alegre/RS
Encerramento: Edifício SMOV – Av. Borges de Medeiros, 2244, Praia de Belas
Inscrições gratuitas (vagas limitadas)
Recomendações: Use roupas confortáveis adequadas ao clima, calçado adequado para caminhada, boné ou chapéu, protetor solar e leve uma garrafinha de água.
IMPORTANTE: Em caso de chuva, a atividade será transferida, com aviso prévio nas redes sociais e por e-mail aos inscritos.

4 respostas
Inscrição.
Prezado William, a inscrição é realizada a partir do link: http://goo.gl/forms/51tpQngtVO. Obrigada pelo contato!
Já foram preenchidas todas as vagas?
Prezada Michele, realizaremos inscrições na hora do evento! Sempre ficam algumas vagas em aberto para essas situações. Não deixe de comparecer!