|
Getting your Trinity Audio player ready...
|

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) patrocinou a publicação do livro, que documenta os mais de 20 anos de desenvolvimento do projeto arquitetônico que deu origem ao Multipalco, uma das mais significativas obras culturais do Brasil. A publicação reúne plantas, croquis, fotografias e textos críticos, revelando os bastidores de uma obra que alia preservação histórica, inovação arquitetônica e vocação cultural.
O Multipalco Eva Sopher é um símbolo do talento da Arquitetura gaúcha e da força transformadora dos concursos públicos de projeto. O CAU/RS se orgulha em apoiar a publicação do registro histórico dessa obra, especialmente por reconhecer não apenas a sua relevância cultural, mas também o exemplo inspirador de uma arquitetura pública, qualificada e acessível, feita por meio de processo transparente e democrático.
Andréa Hamilton Ilha, presidente do CAU/RS

A realização do livro reforça o protagonismo da Arquitetura como elemento estruturante da cultura. O evento é também uma oportunidade para que o público conheça em detalhes o projeto que revitalizou uma área histórica de Porto Alegre e tornou-se referência em integração urbana, acessibilidade e valorização do patrimônio histórico.
Ao entregar o primeiro exemplar à Presidente Andréa, os arquitetos Julio Collares e Dalton Bernardes exaltaram a parceria com o CAU/RS e detalharam os bastidores da produção do livro – e da obra também. “O livro consegue trazer o espírito da época, a maneira de projetar da época, em que as coisas eram feitas de uma forma bem diferente de como nós fazemos hoje em dia. Nesse livro, nós tentamos resgatar essa memória projetual“, disse Dalton Bernardes.
Julio Collares, coautor do projeto, ainda reafirmou: “Esse é um livro de arquitetura, o propósito é esse. Claro que também temos textos, que contam curiosidades e coisas divertidas que aconteceram durante todo esse tempo, mas aqui o foco é na documentação gráfica, o processo todo está ali“.
Anota aí

Lançamento do Livro Multipalco Eva Sopher – ARQUITETURA
Organizadores: Julio Ramos Collares e Dalton Bernardes
Data: 23 de abril de 2025
Horário: das 19h às 22h
Local: Foyer do Multipalco Eva Sopher – Rua Riachuelo, 1098
Entrada gratuita e distribuição de 300 exemplares do livro
Sobre o Multipalco Eva Sopher
O projeto do complexo do Multipalco começou ainda na década de 1990. Os arquitetos Julio Ramos Collares e Dalton Bernardes foram os vencedores do Concurso para o anexo do Complexo Cultural do Theatro São Pedro – Multipalco, promovido pelo Governo do Estado junto ao Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB).
O CAU/RS é um grande apoiador dos concursos públicos de projeto, internacionalmente reconhecidos como a melhor forma de contratação, pois eles selecionam a proposta técnica mais adequada para a obra que se pretende construir. E não foi diferente com o projeto do Complexo do Multipalco Eva Sopher.

Desde 1998, ano do concurso, o projeto passou por muitas etapas. Em 2003, iniciou-se a obra do complexo, que tem mais de 25 mil m² na área central da capital gaúcha, sendo 18 mil m² de área construída. Entre 2008 e 2009, a área externa ficou pronta. Ela inclui uma praça, um restaurante e a concha acústica – que homenageia o antigo Araújo Viana, localizado ao lado do Theatro São Pedro, onde hoje fica a Assembleia Legislativa do RS. Em 2014, foi inaugurada a Sala da Música, em 2023 o Teatro Oficina Olga Reverbel, e em 2025, o Teatro Simões Lopes Neto.
A estrutura total do complexo está distribuída em cinco andares subterrâneos, que abrigam a Sala da Música, Sala da Dança, Sala do Circo, Teatro Oficina Olga Reverbel, Teatro Simões Lopes Neto, além do Centro de Formação Cultural e de salas para oficinas e workshops. Ainda em 2025, está prevista a abertura do Teatro Italiano.
