|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Os trabalhos da Comissão Temporária de Políticas Afirmativas (CTPAF) se encerram em fevereiro, mas as atividades dos Conselheiros, não! Nos próximos meses, os membros da CTPAF, Carlos Eduardo Iponema Costa, Luís Henrique Brock, Mayara Godoi Damian e Sherlen Cibely Rodrigues Borges vão percorrer Universidades gaúchas e levar um pouquinho do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) na sua missão.
O CAU/RS vai realizar um ciclo de palestras que busca levar aos futuros profissionais de Arquitetura e Urbanismo a reflexão e incentivo para projetar espaços mais inclusivos, seguros e acessíveis, considerando gênero, raça e diversidade como pilares para a construção de cidades para todos e todas.
O coordenador da CTPAF, Carlos Eduardo Iponema Costa, relata que a ideia surgiu durante as reuniões da Comissão como uma forma de inserir as questões das políticas afirmativas dentro do meio acadêmico.
Essa aproximação com as universidades, a gente considera fundamental para que os alunos, enquanto estão na academia, aprendam sobre as questões questões de raça, gênero, inclusão, diversidade... Tudo isso para que saia formado com noção e conhecimento dessas pautas, tão importantes para transformar o meio da arquitetura.
Carlos Eduardo Iponema, coordenador da Comissão Temporária de Políticas Afirmativas do CAU/RS
Pluralidade
O CAU/RS considera de extrema importância trabalhar com a visibilidade da Arquitetura feita por e para mulheres, pessoas negras, pessoas LGBTQIAPN+. A ideia é desmistificar que só homens brancos podem ser referência na área. Existe, sim, boa arquitetura, feita por pessoas totalmente diversas. Ainda falando sobre o contexto acadêmico, Iponema considera que o ensino da Arquitetura e Urbanismo no mundo ainda é muito eurocentrista, e suas disciplinas não contemplam a história da Arquitetura africana e asiática, por exemplo.
Os profissionais da área exercem papel fundamental em criar cidades para todos: “As cidades que nós fazemos precisam ser acessíveis, e a gente não tá falando só em em em rampas de acessibilidade, mas sim, todos os tipos de deficiência que devem ser contemplados na Arquitetura e no Urbanismo.”
Para Iponema, o aluno deve ser preparado para o mercado, pensando em todas essas maneiras de inclusão, de diversidade. Assim, ao sair da faculdade, ele já vai estar pronto para que ele consiga entender a importância de de trabalhar com um público diverso. “Nós precisamos fazer Arquitetura para todos os tipos de pessoas”.
Todos esses assuntos, e muito mais, serão abordados no ciclo de palestras “Arquitetura e Urbanismo para quem?”. A primeira etapa já tem datas confirmadas! Confira aqui a programação completa e inscreva-se no link de cada evento:
ARQUITETURA E URBANISMO PARA QUEM?
📌 UNISINOS SÃO LEOPOLDO
- 📅 12/03/2025
- 🕢 19h30 – 21h30
- 🎤 Carlos Iponema e Sherlen Borges
- 📍 Auditório Sérgio Gomes – Acesso 3 / Av. Unisinos, 950 – Cristo Rei, São Leopoldo – RS
- ✅ FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI
📌 UCPEL
- 📅 17/03/2025
- 🕢 19h15 – 21h
- 🎤 Luis Henrique Brock
- 📍 sala 410C / Rua Gonçalves Chaves, n. 373, Pelotas
- ✅ FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI
📌 UFSM CACHOEIRA DO SUL
- 📅 18/03/2025
- 🕜 18h – 20h
- 🎤 Luis Henrique Brock
- 📍 Sala C3-21 (Auditório) / Rod. Taufik Germano, nº 3013 – Bairro Universitário II, Cachoeira do Sul – RS
- ✅ FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI
📌 UNISINOS POA
- 📅 19/03/2025
- 🕢 19h30 – 21h30
- 🎤 Carlos Iponema e Sherlen Borges
- 📍 8º Andar TEDU 807 e 808 / Av. Dr. Nilo Peçanha, 1600 – Boa Vista, Porto Alegre – RS
- ✅ FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI
📌 UFFS ERECHIM
- 📅07/04/2025
- 🕢 13h30 – 15h30
- 🎤 Luis Henrique Brock e Mayara Damian
- 📍Centro Cultural 25 de Julho, Rua Gaurama, 210 – Centro, Erechim – RS.
- ✅ FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI
📌 UNIVATES
- 📅12/05/2025
- 🕢 19h10 – 20h45
- 🎤 Luis Henrique Brock
- 📍Prédio 11 / Av. Avelino Talini, 171 – Universitário, Lajeado – RS
- ✅ FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI
Conheça um pouco sobre os palestrantes:
Carlos Eduardo Iponema Costa
Arquiteto e Urbanista graduado pela UniRitter. Mestre em Avaliações de Impactos Ambientais, especialista em engenharia e arquitetura hospitalar. Atua profissionalmente como arquiteto concursado há 13 anos na Secretaria de Obras Públicas do Estado do RS, com ênfase em Arquitetura de Segurança Pública. Professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniftec, atua com projetos e obras de clínicas de saúde e residências. Foi professor da Escola Técnica Parobé (2011 a 2013) e Coordenador da Comissão Temporária de Ações Afirmativas do CAU/RS (2023).

Arquiteta e urbanista pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2020). Mestranda e pesquisadora em Planejamento Urbano e Regional pela mesma Universidade (2023). Possui experiência profissional no ramo da arquitetura, com interiores e arquitetura hospitalar. Atualmente atua profissionalmente na área do Planejamento Urbano com ênfase em questões de raça e na luta por moradia, através da assistência técnica e da comunicação popular. Faz parte do Laboratório de pesquisa e estudos, Encruzilhada, que discute a temática de raça e cidade.
Luís Henrique Brock
Arquiteto e urbanista pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestrando em Arquitetura e Urbanismo. Atua como profissional liberal. Trabalha com eventos temporários e arquitetura efêmera, elaborando PPCI e complementares. É um profissional curioso por fotografia da arquitetura, gosta de estar envolvido com as questões da profissão e novas tecnologias aplicadas ao projeto arquitetônico. Homem cisgênero, gay e defensor da diversidade humana.

Natural de Palmeira das Missões, graduada em Arquitetura e Urbanismo pela URI de Frederico Westphalen e especialista em Projeto de Paisagismo pela FAMEESP. Foi coordenadora na Secretaria de Obras de Palmeira das Missões. Atuou como projetista de estruturas metálicas. Atualmente trabalha na gestão e execução de obras de pavimentação e reformas. Também atua de forma autônoma em projetos de arquitetura, construções rurais e paisagismo.


