Sem categoria

Arquitetos e urbanistas: protagonismo na construção do espaço urbano

Getting your Trinity Audio player ready...

Com tantas mudanças acontecendo no nosso relacionamento com o trabalho, a cidade e as pessoas e com demandas cada vez mais urgentes, é sempre bom ouvir a opinião de profissionais experientes sobre o que está por vir. O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) perguntou para representantes das entidades de arquitetos e urbanistas qual o futuro da profissão de arquiteto e urbanista. Confira os depoimentos a seguir:

Para Paulo Henrique Rodrigues, presidente da Associação de Brasileira de Escritórios de Arquitetura (AsBEA/RS), “precisamos trazer de volta a valorização da arquitetura, da participação do arquiteto na construção dos espaços urbanos com projetos presentes e caminhos possíveis de futuro”.

“Somos coautores das cidades, dos cenários em que vivemos e das próximas gerações. No dia a dia da profissão, em meio aos avanços tecnológicos e da dinamicidade do mercado, não podemos perder de vista conceitos como qualidade de vida, sustentabilidade e inovação. Nossos processos criativos e produtivos precisam ser permeados por essas premissas e seremos exigidos, cada vez mais, por isso. São oportunidades que surgem e que precisamos aproveitá-las a nosso favor”, destacou Paulo.

Maria Teresa Peres de Souza, nova presidente do Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul (SAERGS), relembra que o assunto foi tema recorrente em 2016 em função dos eventos em parceria com a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) durante o 40º Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetos. “Temas que surgiram e que entendo de grande relevância foram o foco no trabalho coletivo e a aproximação dos profissionais da gestão pública”, recordou.

“Acredito que há um campo de trabalho muito grande para os arquitetos e urbanistas nos municípios brasileiros, carentes de profissionais para atuar nas questões relacionadas ao planejamento e gestão urbana e preservação de patrimônio. Estes são temas de grande relevância para a melhoria de qualidade de vida nas cidades brasileiras e serão foco de atenção desta gestão do SAERGS, em continuidade ao trabalho que já vinha sendo feito”, ressaltou Maria Teresa.

Rafael Passos, eleito presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) para o triênio 2017/2019, ressalta que o futuro da profissão – o exercício da arquitetura e urbanismo no Brasil – depende fundamentalmente de demonstrar sua importância para a vida das pessoas e para a qualidade e eficiência nas relações do ser humano com o ambiente. “Tanto a ampla divulgação dos bons exemplos de arquitetura e urbanismo realizada pelos profissionais, quanto o engajamento das entidades e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo em prol do reconhecimento da importância do setor junto à sociedade, Estado e mercado são atitudes fundamentais”, reforçou.

“Precisamos retomar um protagonismo que de alguma forma nos foi tomado ao longo da história do capitalismo moderno, seja no processo de projeto e obra de arquitetura seja no planejamento e gestão das cidades e do território como um todo. Para tal, nos cabe reivindicar junto à sociedade este espaço que cabe a nós, profissionais mais aptos por formação a liderar tais processos, e que vem sendo tomado por outros profissionais que têm como visão prioritária apenas os aspectos meramente econômicos, senão do retorno rápido, na produção do espaço de viver das pessoas”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Debates e celebração movimentam o último dia da 2ª Trienal de Arquitetura e Urbanismo do RS

Programação intensa marca o segundo dia da 2ª Trienal de Arquitetura e Urbanismo do RS

Primeiro dia da 2ª Trienal de Arquitetura e Urbanismo do RS reúne grande público na CCMQ

Pular para o conteúdo