|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN/RS), destina R$ 234.640,80 para ações de preservação e requalificação do patrimônio cultural de Santa Tereza, município localizado na Serra Gaúcha.
O investimento, proveniente do CAU/RS, será viabilizado por meio do Edital de Chamamento Público nº 007/2025, que credencia entidades de arquitetura e urbanismo sem fins lucrativos interessadas em implantar o Escritório Público de Assistência Técnica. A iniciativa amplia o acesso da população a serviços técnicos de qualidade e fortalece a valorização da memória arquitetônica local, a proposta inclui também que a população receba treinamento técnico para aplicar melhorias habitacionais em suas residências, preservando as características das construções.
Continuidade da parceria CAU/RS + IPHAN
A iniciativa do CAU/RS e do IPHAN/RS propiciará a instalação do primeiro Escritório Público de Assistência Técnica em Santa Tereza. O projeto é um modelo pioneiro de integração entre arquitetura, urbanismo e preservação patrimonial, atuando junto à comunidade e ao poder público local para promover a conservação do conjunto histórico tombado.
“Essa parceria reforça a importância social da arquitetura. Ao unir assistência técnica e preservação, garantimos que o patrimônio cultural continue vivo e acessível à população”, destaca a presidente do CAU/RS, Andréa Hamilton Ilha.
Quem pode participar
Podem participar do edital entidades associativas de profissionais com arquitetos e urbanistas em sua diretoria, com sede e atuação no Estado do Rio Grande do Sul, além daquelas reconhecidas ou representadas no município ou região de Santa Tereza, conforme previsto em seu estatuto social e na legislação vigente.
Cada entidade deve indicar um(a) Supervisor(a) do Projeto, profissional com registro ativo e anuidade em dia no CAU/BR até o exercício de 2025, preferencialmente com domicílio ou local de trabalho próximo à área de execução, garantindo o acompanhamento técnico das ações.
Os critérios de seleção estão detalhados no edital, que também permite que entidades da mesma região atuem em rede para desenvolver o projeto de forma conjunta.
Execução e recursos
O valor aprovado para a parceria será aplicado no pagamento de honorários técnicos, despesas administrativas e custos operacionais necessários à execução das ações de campo, diagnósticos e atividades educativas.
O período de execução se estende até dezembro de 2026, com vigência da parceria até junho de 2027. O objetivo é consolidar um modelo de atuação territorial voltado à preservação do patrimônio cultural.
Cronograma
✉️ Inscrições: 10 de outubro a 7 de novembro de 2025
🏛️ Vigência da parceria: até junho de 2027
💰 Valor total: R$ 234.640,80
Raízes e identidade local
O município de Santa Tereza está localizado no Vale do Taquari, e é um dos mais expressivos núcleos da imigração italiana no Rio Grande do Sul. A colonização da região teve início a partir de 1870, com famílias de imigrantes europeus que se instalaram às margens do Rio Taquari, na Linha José Júlio.
A influência da cultura italiana é perceptível na arquitetura local, que guarda traços semelhantes às aldeias do norte da Itália, bem como na tradição comunitária e no patrimônio histórico tombado.
