Nos dias 31 de julho e 01 de agosto, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) leva o Rumos da Arquitetura e Urbanismo para Caxias do Sul, na serra gaúcha. A iniciativa, que já passou por diversas regiões do estado, tem como propósito fortalecer a presença institucional do CAU/RS junto aos profissionais que atuam no interior, promovendo espaços de diálogo, escuta e troca de experiências sobre os desafios e caminhos da Arquitetura e Urbanismo no Brasil contemporâneo.
O evento é gratuito e reúne uma programação diversificada, com oficinas, debates, atividades práticas e rodas de conversa que abordam temas fundamentais para o exercício profissional, como patrimônio cultural, planejamento urbano, ética, ensino, tecnologia, sustentabilidade e valorização da autoria. Em maio deste ano, o Rumos passou pela região central do estado, fomentando importantes reflexões sobre a preservação do patrimônio em Santa Maria. Relembre aqui como foi!
Toda a programação será realizada na Quinta São Luiz (Av. Independência, 2.432 – Exposição, Caxias do Sul), região central da cidade.
Confira a programação do Rumos Caxias do Sul:
Quinta-feira – 31/07/2025
Integração Solar Fotovoltaica na Arquitetura
Horário: 9h30 às 10h30
Local: Quinta São Luiz (Av. Independência, 2.432 – Exposição, Caxias do Sul)
Ministrantes: Ísis Portolan dos Santos
Oficina de Fotografia
Horário: 10h30 às 12h
Local: Quinta São Luiz (Av. Independência, 2.432 – Exposição, Caxias do Sul)
Ministrantes: José Daniel Craidy Simões e Luís Henrique Brock
Caminhada do Patrimônio – “Entre a via e o patrimônio”
Horário: 14h às 16h
📍 Saída: Hospital Pompéia – Av. Júlio de Castilhos, 2163 – Centro
📍Chegada: Palacete Eberle – R. Sinimbu, 1549 – Centro
Guias: Roberto Filippini e Sílvia Nunes
Mediação: Carline Carazzo
Abertura Oficial e Debate “Inteligência Artificial: ameaças e oportunidades da IA na Arquitetura”
Horário: 19h às 21h
Local: Quinta São Luiz (Av. Independência, 2.432 – Exposição, Caxias do Sul)
Palestrantes: Cesar Augusto de Azambuja Brod e Paulo Mezzomo
Mediação: Luís Henrique Brock
Sexta-feira – 01/08/2025
Plenária Ordinária (Atividade Interna)
Horário: 09h às 13h
Local: Quinta São Luiz (Av. Independência, 2.432 – Exposição, Caxias do Sul)
Tira-dúvidas com a equipe do CAU/RS
Horário: 09h às 13h
Local: Escritório Regional do CAU/RS
Oficina Estruturas para Arquitetos – EPA
Horário: 14h30 às 16h
Local: Quinta São Luiz (Av. Independência, 2.432 – Exposição, Caxias do Sul)
Palestrante: Estevan Barin
Fuja das Armadilhas da Profissão Horário: 16h às 17h30
Local: Quinta São Luiz (Av. Independência, 2.432 – Exposição, Caxias do Sul)
Ministrantes: Marta Kessler e Luís Henrique Brock
Conheça os palestrantes e mediadores

Arquiteta e Urbanista especialista em Cidades – Gestão Estratégica do Território Urbano (Unisinos), mestre em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (UDESC) e doutoranda no PósARQ/UFSC. Atua em planejamento urbano, educação patrimonial, inventários participativos e metodologias colaborativas. Coordenadora da CED-CAU/RS, Coordenadora Adjunta da CPC-CAU/RS e Diretora do Centro de Memória do CAU/RS.

É avô, nerd e sua primeira experiência com Inteligência Artificial foi em 1988, quando ele escreveu um chatbot que imitava o Analista de Bagé. Por acreditar que todo o tipo de conhecimento deve ser livre e acessível à todos, usa o Linux desde o final de 1992 e criou modelos de negócios que provam que esconder informações não tem nada a ver com a criação de emprego e renda. Pratica o desenvolvimento de produtos e serviços com métodos ágeis ou seja, as pessoas e suas interações são mais importantes que processos e ferramentas) e é certificado na aplicação do Scrum em larga escala. Hoje é CTO da aio.company e membro do conselho administrativo da LibreCode.coop.

Arquiteto e urbanista especialista em Arquitetura de Interiores Comerciais e Residenciais, mestre em Engenharia Civil, diretor-geral da EArquitetos. Professor e criador da Plataforma Estruturas para Arquitetos (EpA), acumula 28 prêmios de Arquitetura e Urbanismo e outros seis como orientador/docente.

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Maria (2007). Mestrado e Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013), ambas na área de Conforto Ambiental e Energia, onde trabalhou com a integração da energia solar fotovoltaica junto à arquitetura, explorando os aspectos técnicos vinculados às necessidades estéticas e construtivas da arquitetura. Desde 2009 é professora da Universidade Federal de Santa Maria (RS) onde atuou nos cursos Técnico em Paisagismo e Especialização em Eficiência Energética em Processos Produtivos e no Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil.
De 2018 a 2021 foi Coordenadora de Obras e Pró-reitora adjunta de Infraestrutura da UFSM. Atualmente é Professora Titular na UFSM, atuando no Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, com disciplinas de Projeto Arquitetônico e de Projeto Paisagismo. Também é professora e Coordenadora Substituta no Programa de Pós Graduação em Arquitetura, Paisagismo e Urbanismo.

Arquiteto e Urbanista (UNISINOS), é especialista em Perícias e Avaliações de Bens (PUCRS), mestre e doutor em Planejamento Urbano e Regional (UFRGS). Sua dissertação de mestrado tem como título: O tempo do agora: As transformações da paisagem do percurso rua Duque De Caxias – rua Professor Annes Dias. Atua em avaliações de bens, laudos técnicos, projetos e execuções de arquitetura e restauração de bens do patrimônio cultural. Integra o Conselho Internacional de Monumentos e Sítios – ICOMOS Brasil (Núcleo RS) e o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS). É conselheiro do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul – CAU/RS (gestão 2024-2026), em que coordena a Comissão Especial de Patrimônio Cultural do CAU/RS (CPC) e a Comissão de Organização e Gestão (COA), como adjunto. Integra a Câmara de Patrimônio Cultural do CAU/BR.
Luís Henrique Brock
Arquiteto e Urbanista formado pela UPF (Universidade de Passo Fundo) e Mestrando no Programa de Pós Graduação em Arquitetura da UFRGS. Investiga em sua pesquisa novas tecnologias digitais voltadas à nossa profissão. Atua profissionalmente no setor de projetos para eventos temporários e arquitetura efêmera, projetos arquitetônicos residenciais e comerciais.
Marta Pillar Kessler
Arquiteta e Urbanista graduada pela UFRGS, com formação em Experience Design na UA London. É fundadora do Maxma Studio, em Porto Alegre, através do qual desde 2011 se dedica ao projeto e à execução da arquitetura contemporânea de variadas escalas. É ativa no fomento da atuação da mulher na construção civil e entusiasta do potencial da arquitetura como experiência emocional e como agente transformador de relações humanas.
Paulo R. Mezzomo
Arquiteto atuante com experiência na área de incorporação de imóveis. MBA FGV em Gestão Empresarial, técnico em Administração para o Comércio (CETEC-UCS), especialização em Sistemas de Informação de Marketing (Unisinos). Em 2005 e 2006 estudou na Escuela Técnica Superior de Arquitectura (UVA – Espanha). É fundador do portal Arquiteto Expert, onde tem o objetivo de ajudar outros profissionais da área a administrar seus escritórios. Professor de pós-graduação no IPOG e na PUC/PR.
Roberto Filippini
Arquiteto e Urbanista, aposentado, com especialização em Desenho Urbano pelo Propur, UFRGS, membro do Comitê de Gerenciamento de Bacia Hidrográfica do Rio Caí, desde 1998, consultoria em Planejamento Urbano e regional, escritor, ilustrador, coordenador das caminhadas Caminhos da Memória em Caxias do Sul.
Sílvia Rafaela Scapin Nunes
Arquiteta e Urbanista (UCS, 2006), Mestre em Direito Ambiental (UCS, 2021), Especialista MBA Gestão de Projetos (Unisinos, 2015), com foco de pesquisa em Grandes Projetos Urbanos (Lincoln Institute of Land Policy – EUA) e Cultural Heritage Enhancement (Sapienza Universitá di Roma – Itália) e Direito do Patrimônio Cultural (Fundação do Ministério Público). Atua com gestão da inovação em projetos de ambientes de inovação, distritos criativos e destinos turísticos inteligentes, com foco na valorização do patrimônio cultural e estratégias sustentáveis de desenvolvimento.





