|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
O ciclo de palestras “Arquitetura e Urbanismo para quem?” está sendo muito bem recebido pelas comunidades universitárias! Durante o mês de março, a Comissão Temporária de Políticas Afirmativas (CTPAF) do CAU/RS percorreu o estado do Rio Grande do Sul promovendo debates sobre o impacto das políticas afirmativas na Arquitetura e no Urbanismo.
Lançado pelo CAU/RS, o projeto tem como objetivo levar às universidades discussões essenciais sobre diversidade, inclusão e representatividade na Arquitetura e no Urbanismo. A iniciativa busca ampliar a visibilidade de diferentes perspectivas dentro da profissão, promovendo uma reflexão coletiva sobre o futuro do ensino e da prática arquitetônica.
A gente sabe que a arquitetura tem um impacto direto na forma como as pessoas vivem, trabalham e se relacionam com o espaço. Historicamente o planejamento urbano e arquitetônico, por muitas vezes, negligenciou as necessidades de populações vulneráveis e não contemplou a todos. Isso resulta em espaços que não são verdadeiramente inclusivos. Então por isso que a temática da nossa apresentação é "Arquitetura Para Quem?".
Luís Henrique Brock, Conselheiro membro da Comissão Temporária de Políticas Afirmativas do CAU/RS
Identificação e pertencimento
As políticas afirmativas na arquitetura têm um papel importante na promoção da justiça social, ambiental e em garantir que o desenvolvimento urbano seja mais equitativo. Dessa forma, todos os grupos que compõem a cidade têm acesso garantido espaços de qualidade, infraestrutura adequada e condições dignas de moradia. Ainda, por meio da Arquitetura e do Urbanismo é possível preservar a memória cultural, segundo o conselheiro. “É necessário que se reconheça e incorpore elementos culturais e diversos no design arquitetônico pelos espaços em que a comunidade circula. Assim, enriquecemos o ambiente construído, a prática profissional e fortalecemos o sentido de pertencimento das comunidades envolvidas”, concluiu.
O engajamento do público foi um dos grandes destaques das palestras. A participação ativa nas discussões e as contribuições enriquecedoras demonstraram um crescente interesse por temas que desafiam padrões tradicionais e incentivam a construção de espaços mais acessíveis e representativos, demonstrando a relevância dessas reflexões no cenário acadêmico e profissional.
O sucesso desta primeira edição evidencia a importância de seguir promovendo iniciativas que ampliem o olhar sobre a Arquitetura e o Urbanismo, tornando a área mais inclusiva e diversa. O CAU/RS reafirma seu compromisso com a transformação da profissão e com a construção de um futuro mais representativo para todos.
Para Brock, a expectativa para as próximas edições é atingir um público ainda maior e estar ainda mais preparado para receber as dúvidas dos alunos e otimizar as trocas com eles durante as palestras. Os próximos destinos dos conselheiros Luís Henrique Brock e Mayara Damian são Erechim e Lajeado. Não perca a oportunidade de participar desse debate fundamental!
Confira as próximas datas!
📌 UFFS ERECHIM
📅07/04/2025
🕢 13h30 – 15h30
🎤 Luis Henrique Brock e Mayara Damian
📍Centro Cultural 25 de Julho. R. Gaurama, 210 – Centro, Erechim – RS
🔗FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI
📌 UNIVATES
📅12/05/2025
🕢 19h10 – 20h45
🎤 Luis Henrique Brock
📍Prédio 11 / Av. Avelino Talini, 171 – Universitário, Lajeado – RS
🔗FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI