|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) e o Laboratório de Estudos de Tecnologias BIM (Modelagem da Informação da Construção) – LaBIM-RS se reuniram na manhã desta terça-feira (18/02) no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF). O encontro teve como pauta a prospecção de futuras cooperações técnicas, com foco na disseminação da Modelagem da Informação da Construção (BIM) e no incentivo ao uso de softwares livres na Arquitetura e Urbanismo.
O coordenador do LaBIM, Arquiteto Fernando Fert, e a gerente do LaBIM, Arquiteta Mirelly Dantas, apresentaram à presidente do CAU/RS, Andréa Hamilton Ilha, ao conselheiro Carlos Eduardo Iponema Costa, e ao chefe de gabinete da Presidência, Paulo Soares, o trabalho que vem sendo desenvolvido na implementação do BIM nos setores técnicos das Secretarias do Estado. Buscando qualificação e assertividade nos processos que envolvem as obras públicas, Fernando ressalta:
Nosso objetivo é desmistificar e ensinar os servidores do Estado e de municípios o uso e as vantagens do BIM. Trata-se de uma mudança de cultura no modo de fazer e executar os projetos.
Fernando Fert, Arquiteto e Coordenador do LaBIM
Para a presidente Andréa, é uma oportunidade de promover discussões sobre o trabalho dos Arquitetos e Urbanistas, assim como sobre as ferramentas disponíveis, em especial com Software Livre.
Podemos pensar em ações de apoio aos Arquitetos e Urbanistas no uso do modelo BIM a partir de softwares livres, pois há muitos profissionais, e até mesmo prefeituras, que muitas vezes não têm condições de manter os custos da plataforma.
Andréa Hamilton Ilha, presidente do CAU/RS
Eventos e ações em parceria que tratem do tema, com foco nos Arquitetos e Urbanistas, também podem ser uma possibilidade. “Estamos ainda iniciando uma aproximação que tem tudo para dar grandes frutos”, complementa Andréa.
Sobre o LaBIM-RS
O Laboratório de Estudos de Tecnologias BIM (Modelagem da Informação da Construção) – LaBIM-RS é Órgão de Execução, vinculado ao Departamento de Governança de TIC (DTIC), da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), destinado à implementação, pesquisa, desenvolvimento e disseminação da tecnologia BIM no âmbito da administração pública estadual em conformidade com a Estratégia BIMGov-BR. O LaBIM-RS atua como ponto de apoio para as demais Secretarias, prestando consultoria transversal.
Projeto Solare: fomentando o uso de softwares livres
Desde 2022, o CAU/RS mantém um convênio com a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) para o desenvolvimento do projeto Software Livre para Arquitetos e Engenheiros (Solare). Por meio da parceria, o CAU/RS repassou à FNA recursos que foram utilizados na contratação de professores para a elaboração de vídeo-aulas sobre softwares livres – armazenados em plataforma on-line e gratuita para profissionais de Arquitetura e Urbanismo.
Entre os programas abordados nas vídeo-aulas, estão: FreeCad (CAD/ BIM); QCAD (CAD); GIMP (edição de imagens); Inkscape (edição de imagens); Blender (3D e renderização); QGIS (georreferenciamento/planejamento).
A iniciativa pioneira do CAU/RS tem recebido adesão de outros CAUs, como mais recentemente, do CAU/SP. O Solare fomenta a construção coletiva de softwares livres para o exercício profissional na área de Arquitetura e Urbanismo, sendo base da capacitação dos profissionais envolvidos. Conheça e acesse o Projeto Solare.
