|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
A 4ª edição do Concurso de Fotografia do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) revela as imagens vencedoras que registraram “Memórias de Tempos Difíceis” em suas fotografias, retratando espaços no Rio Grande do Sul que guardam marcas de eventos traumáticos e de grande impacto social, como enchentes, pandemias, regimes autoritários, conflitos e violações de direitos.
O Concurso de Fotografias do CAU/RS - edição 2025 - selecionou um conjunto de 12 imagens impactantes sobre o tema das "Memórias de tempos difíceis”. Os temas trazem reflexoes sobre historias vividas no RS que precisam ser lembradas para que não se repitam e sejam objetos de reflexão sobre o que motivou estas situações.
José Daniel Craidy Simões, coordenador da banca julgadora
O tema deste ano provocou reflexões sobre episódios históricos que não devem ser esquecidos, reforçando a importância da preservação da memória coletiva e sua relação com os espaços urbanos, a arquitetura e o território.
A banca julgadora composta por Luciano Antunes de Oliveira, Cristina Meneguello, Luiz Eduardo Robinson Achutti e coordenada pelo conselheiro do CAU/RS, José Daniel Craidy Simões, se reuniu na sexta-feira, 12 de setembro, para avaliar as imagens.
Entender a relação entre a arquitetura e urbanismo e as memórias difíceis é um tema atual e extremamente relevante; ainda mais em um estado cujas memórias traumáticas dos fatos que alteraram a vida das pessoas são ainda muito recentes. Essas imagens procuram registrar - e não esquecer - essas dores.
Cristina Meneguello
As imagens serão publicadas no Calendário 2026 do CAU/RS, além de serem utilizadas em outros materiais institucionais, como campanhas, exposições e nos canais de comunicação do CAU/RS, como site e redes sociais. As 12 fotos selecionadas foram premiadas com R$ 1500 cada.
Fotografia é memória mas também pode ser formação de consciência. Esse concurso da CAU/RS vem para valorizar essa linguagem.
Prof. Luiz Achutti
Conheça as imagens vencedoras
Águas Suspensas | Bruno Diniz
Memória da Inundação | Mateus Bruxel
Reflexão | Marco Antonio de Faria
Protesto pelas mortes na pandemia | Inezita dos Santos Cunha
A cidade foi engolida pelo Guaíba. | André Huyer
Marcas de uma agonia | William K Clavijo
Memórias à Deriva: O Passado Enfrenta as Águas do Presente | Neimar de Cesero
CEMITÉRIO DAS IRMANDADES – Enchente 2024 | Renato Fontanari Thomsen
Entre águas e rupturas: vestígios de passos interrompidos | Gabriele Vargas
Da lama, a lembrança | Tainá Letícia Piccolo
Arquitetura que persiste | Maria Eduarda Fortes
O que está acima? | Paulo Henrique Barauna da Silva
Saiba mais sobre os jurados:
Cristina Meneguello: é historiadora, professora livre-docente da Unicamp e doutora em História pela mesma instituição, com doutorado-sanduíche na Universidade de Manchester. Realizou pós-doutorado na Universidade de Veneza (IUAV) e na Universidade de Coimbra, e foi docente visitante em Padova e Artois. É coordenadora da Olimpíada Nacional em História do Brasil desde 2009 e atua em áreas como História Contemporânea, Cultura Visual, Ensino de História e Preservação do Patrimônio, com destaque para o patrimônio industrial.
José Daniel Craidy Simões: é arquiteto e urbanista (UNISINOS), especialista em Perícias e Avaliações de Bens (PUCRS) e doutor em Planejamento Urbano e Regional (UFRGS). Atua em avaliações, laudos técnicos, projetos e restauração de patrimônio cultural. Integra o ICOMOS Brasil (Núcleo RS), o IHGRGS e é conselheiro do CAU/RS (2024-2026), onde coordena a Comissão de Patrimônio Cultural.
Luciano Antunes de Oliveira: é arquiteto e urbanista (UFRGS), amante da fotografia e Gerente de Comunicação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul.
Luiz Eduardo Robinson Achutti: é fotógrafo e doutor em Etnologia pela Universidade de Paris 7 Denis-Diderot. Graduado em Ciências Sociais e mestre em Antropologia Social (UFRGS), iniciou como repórter fotográfico da Coojornal e trabalhou no Jornal do Brasil e na revista Isto É. Fundador da agência Photon/Fotografia e Notícia, é professor no Departamento de Artes Visuais da UFRGS e membro do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da instituição.